Açude de Boqueirão entra terceira semana de outubro com volume mais baixo de sua história


Desde 1999 o Açude Epitácio Pessoa não atingia um volume de água tão crítico, e o risco de colapso no sistema de abastecimento não está descartado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). A seca prolongada, agravou a situação do reservatório que hoje abastece mais de 1 milhão de paraibanos em Campina Grande - considerando o fornecimento por meio de carros pipas - e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema. 

De acordo com a última aferição feita pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), o reservatório atingiu a preocupante marca de 14,7%. Boqueirão amanheceu esta segunda-feira (19) com 60.636 273 milhões de metros cúbicos de água acumulada, um dos volumes mais baixos de sua história. E continua perdendo um centímetros de água por dia.
No dia 28 de dezembro de 1999 quando a Paraíba atravessou uma forte seca, o açude chegou a 14,9%., até então, a pior média da história.

A última vez que Boqueirão “sangrou” foi em 05 de março de 2011e parou em 11 de setembro do mesmo ano. O reservatório já passou quinze anos sem sangrar (entre 1989 e 2004).
Publicidade - ANUNCIE CONOSCO
 O pior nível de armazenado de água registrado no Açude Boqueirão foi no ano de 1999, quando o Estado vivenciou uma de suas maiores secas e o manancial chegou aos 14% de capacidade. Construído pelo o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) há mais de 50 anos, o reservatório tem capacidade para acumula 411.686.287 milhões de metros cúbicos, mas está longe de atingir a carga máxima.

 O Açude de Boqueirão é gerido pela Agência Nacional das Águas (ANA) e (Dnocs) no âmbito do governo federal, e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e Cagepa, no governo estadual.

 Se não chover o suficiente, a previsão para o Açude Epitácio Pessoa/Boqueirão atingir a reserva técnica ou volume morto é dia 20 de Dezembro de 2015. Em 1999 Boqueirão abastecia apenas cinco cidades e dois distritos. Hoje são 19 cidades e 06 distritos.

PBAgora

About Queimadas No Foco

Queimadas No Foco
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário