Pular para o conteúdo principal
Prova do Enem teve redação controversa e questão copiada da Fuvest

Tema da redação não favorecia a construção de uma "proposta de intervenção", dizem os especialistas

Os alunos saíram da prova de domingo (27) comemorando o tema fácil da redação. Afinal, quem nunca ouviu falar sobre a Lei Seca? Mas, apesar da aparente facilidade, a proposta de redação - Efeitos da Lei Seca no Brasil - pode ter complicado a vida do aluno, dizem os especialistas.

Confira a correção completa do Enem 2013
Assista: professores comentam a prova 

“O tema complica o aluno no momento em que ele precisa sugerir uma proposta de intervenção. Porque a lei já é a solução e resta ao aluno descrever os benefícios dela”, explica Dan Dan, professor de redação e literatura do cursinho Henfil.


O professor Mateus Prado concorda. “Não dá para sugerir, por exemplo, que acabe com a Lei Seca, ou defender outra coisa. O exame direciona o candidato apenas a elogiar. O que ele poderia propor? Há pouquíssimo espaço para isso”, completa.

Apresentar uma "proposta de intervenção" é uma das cinco competências avaliadas na redação do Enem. Quem não consegue cumprí-la, pode perder 200 dos mil pontos possíveis.

Enem repete figura que apareceu há 6 anos na Fuvest

No sábado, uma das questões da questão da prova de Ciências da Natureza usou exatamente a mesma figura do exame da Fuvest no ano de 2007. "A única diferença é que, no Enem, as respostas estavam em forma de teste. Na prova da Fuvest, compunha a 2.ª fase e, logo, exigia uma resposta dissertativa do candidato", afirma o professor de Biologia Paulo Jubilut.

Esse tipo de reciclagem de questão, explica o professor Mateus Prado, causa favorecimentos. Nesse caso, dos alunos dos cursinhos de São Paulo, já que os professores frequentemente usam as questões dos exames anteriores para organizar o conteúdo a ser estudado.

Gazolina ou gasolina?

Numa das questões da prova de Ciências Humanas, numa charge em que ironiza a política desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitschek, a palavra gasolina apareceu grafada com a letra z causou polêmica. Houve até quem pedisse a anulação.

No fim do Enem, em coletiva com a imprensa, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comentou a questão. "A charge é de 1960 e contextualiza o tema da época", disse.

Por o último Segundo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté