Pular para o conteúdo principal
Manifestantes pedem libertação de ativistas detidos na Rússia

Manifestantes em 47 países pediram a libertação de ambientalistas do grupo Greenpeace e jornalistas que foram detidos na Rússia. Entre os presos, está uma brasileira.

Em 47 países, ativistas defenderam, neste sábado (5), a libertação dos ambientalistas do grupo Greenpeace e jornalistas que foram detidos na Rússia. Entre os presos, está uma brasileira que protestava contra a exploração de petróleo nas águas do Ártico.


"Libertem os 30 do Ártico", pediram os manifestantes em Melbourne, na Austrália. Os protestos seguiram por Hong Kong, na China, por Moscou e pela Holanda, onde o ato foi em frente à embaixada russa.

Segundo os organizadores, houve mobilizações em quase 50 países em apoio aos 28 ambientalistas e dois jornalistas que estão presos em Murmansk, no noroeste da Rússia. Entre eles, a bióloga brasileira Ana Paula Maciel.
Em São Paulo, o Greenpeace escolheu o vão livre do Masp para protestar contra a prisão dos ativistas. O grupo pediu a libertação imediata das 30 pessoas que foram detidas.
A mãe de Ana Paula saiu de Porto Alegre para participar do protesto, e fez um apelo: “Eu quero que o governo interceda sobre Ana Paula para ela voltar para o Brasil. É muito angustiante. É uma angustia muito grande”, diz Rosângela Maciel, mãe de Ana Paula.
Quem passou pela Avenida Paulista pode deixar mensagens que serão entregues por advogados a Ana Paula.
Em 18 de setembro, dois alpinistas do Greenpeace foram presos quando escalavam uma plataforma estatal russa para protestar contra a exploração de petróleo no Ártico.
No dia seguinte, outras 28 pessoas, de várias nacionalidades, que estavam no navio do grupo ambientalista, também foram detidas. A justiça russa indiciou todas por pirataria. Elas podem pegar até 15 anos de cadeia.
A Holanda, país de dois dos ativistas, diz que as prisões foram ilegais e que, por isso, vai questioná-las num tribunal internacional.
Antes do indiciamento, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou a dizer que não considerava que o caso fosse de pirataria. Mas que o grupo havia desrespeitado leis russas.
Ao final do ato em São Paulo, os manifestantes cantaram pela libertação da brasileira: "Vem, vem, pra libertar a Ana Paula".
“A gente gostaria que as autoridades intercedessem, que se contraponham ao processo de pirataria, que a gente considera absolutamente injusto e inclusive cruel contra essas pessoas que estavam protestando”, explica Fernando Rossetti, diretor do Greenpeace.
O Itamaraty enviou ao governo russo uma carta em que se compromete a apresentar a brasileira à justiça de lá sempre que necessário, se ela responder ao processo em liberdade.
Mas ainda aguarda uma decisão.

Por Jornal Nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté