Pular para o conteúdo principal
Treinamento em cavernar prepara astronautas para trabalhar com segurança e eficiência no espaço (Foto: ESA-V. Crobu)Astronautas treinam em cavernas da Itália como preparação para o espaço

Seis 'cavernautas' passaram seis dias isolados em ambiente escuro e frio.
Grupo aprendeu a conduzir pesquisas e a sobreviver de forma colaborativa.

Seis astronautas de cinco nacionalidades passaram seis dias em cavernas frias e escuras da Sardenha, na Itália, como parte de uma adaptação às condições extremas do espaço, promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA).


Os "cavernautas", como são conhecidos, disseram que o treinamento – feito na semana passada – foi provavelmente o melhor que já receberam até agora. Veja o vídeo (em inglês).
Entre os profissionais treinados, estavam o italiano Paolo Nespoli, da ESA, o canadense Jeremy Hansen, o russo Aleksei Ovchinin, o japonês Satoshi Furukawa e os americanos Mike Barratt e Jack Fischer, da agência espacial americana (Nasa).
Os astronautas, novatos e veteranos, trabalharam juntos na expedição, realizada na região de Supramonte, e aprenderam como conduzir pesquisas científicas e sobreviver em grupo, de forma colaborativa. A equipe se desconectou totalmente do ciclo dia-noite da Terra, assim como ocorre na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Segundo eles, a exploração e o mapeamento de uma caverna são processos demorados e, muitas vezes, envolvem a participação de até três pessoas ao mesmo tempo: uma maneja os instrumentos, outra toma notas e a terceira explora o local seguinte de pesquisa – alcançado por meio de cabos e dispositivos de segurança –, além de manter a meta de medições.
Uma ferramenta sem fio chamada "CaveSniper" recebe todas as informações e as transfere para um computador, com o objetivo de criar um mapa 3D completo das cavernas, o que permitirá aos "cavernautas" examinar quase 1,5 km de galerias este ano.
No ano passado, outros astronautas treinados descobriram uma nova espécie de crustáceo que se adaptou à vida subterrânea. E a turma de 2013 não decepcionou: voltou com 11 amostras biológicas, além do que pode ser uma nova espécie de inseto rastejante. Cientistas vão agora analisar todo o trabalho dos "cavernautas" e publicar os resultados.

'Cavernautas' em Sardenha, na Itália (Foto: ESA-V. Crobu)

Por G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté