Pular para o conteúdo principal

Santander: Justiça do Trabalho barra demissões em massa na Paraíba sob pena de multa


Na última quarta-feira, 19 de dezembro, o presidente do Tribunal do Trabalho da 13ª Região/PB, Desembargador Paulo Maia Filho concedeu liminar no Dissídio Coletivo de natureza jurídica proposto pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, determinando a suspensão imediata da dispensa coletiva dos empregados do Santander na base de atuação do SEEB-PB, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a ser revertida em favor do Hospital Napoleão Laureano, em caso de descumprimento.




Na sua decisão, o magistrado tomou com base o princípio constitucional para garantir o direito coletivo dos trabalhadores bancários. “A ordem constitucional e infraconstitucional democrática brasileira, desde a Constituição de 1988 e diplomas internacionais ratificados (Convenções OIT nº 11, 87, 98, 135, 141 e 151, ilustrativamente), não permite o manejo meramente unilateral e potestativista das dispensas trabalhistas coletivas, por se tratar de ato/fato coletivo, inerente ao Direito Coletivo do Trabalho, e não Direito Individual, exigindo, por conseqüência, a participação do(s) respectivo(s) sindicato(s) profissional(is) obreiro(s)”,



Para Marcos Henriques, presidente do Sindicato autor da ação, o deferimento da liminar foi mais uma vitória dos trabalhadores bancários, ante a ganância e falta de sensibilidade da direção do Santander. “Ainda bem que a Justiça tem interpretado a Constituição Federal e tomado decisões coerentes e, portanto, favoráveis à manutenção do emprego e da preservação do direito coletivo dos trabalhadores”, enfatizou.



O Dr. Marcelo Assunção, advogado parceiro do Sindicato e responsável pelo ajuizamento das ações que vêm resultando em sucessivas vitórias para os bancários, ressalta que os protestos e manifestações contra as demissões em massa no Santander também contribuíram para sensibilizar a sociedade e judiciário de todo o País contra a mesquinhez do banco espanhol. “Já garantimos a suspensão das dispensas imotivadas. Agora, vamos intensificar a luta para assegurar a reintegração dos bancários demitidos injustamente”,concluiu.




Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté