Pular para o conteúdo principal

Cozete Barbosa será julgada por improbidade administrativa

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ) acatou o recurso de apelação interposto pelo Ministério Público estadual contra a sentença que havia extinguido, sem análise de mérito, uma ação civil pública de improbidade administrativa ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campina Grande contra a ex-prefeita do município, Cozete Barbosa.



Com isso, o processo contra a ex-gestora deve retornar à 3a Vara da Fazenda Pública de Campina Grande para que o mérito da ação de improbidade administrativa seja julgado. O acórdão do tribunal foi publicado no Diário da Justiça do último dia 12 de novembro. Na primeira instância, o juiz da 3a Vara da Fazenda Pública de Campina, Ruy Jander Teixeira, havia decidido extinguir o processo, entendendo que a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92) não se aplicaria aos agentes políticos, pois, segundo ele, estes responderiam unicamente por crimes de responsabilidade.

No recurso interposto ao TJ, o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campina Grande, Lúcio Mendes, sustentou que “tanto a legislação, quanto a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), apontam no sentido de que os prefeitos e vereadores, conquanto submetidos ao Decreto- Lei 201/67, ao cometerem atos de improbidade, submetem-se à Lei 8.429/92, haja vista a independência entre as instâncias.”

O recurso recebeu acompanhamento da Coordenadoria Recursal do Ministério Público (Core) e teve como relator o juiz convocado Marcos William Cavalcante que, em seu voto, asseverou que “já há entendimento pacífico da Corte Especial do STJ no sentido de que os agentes políticos respondem sim, por seus atos, pela Lei de Improbidade Administrativa.” 

Por MP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté