Pular para o conteúdo principal
Obama prometeu resposta sobre espionagem ao Brasil, diz Dilma

Obama se comprometeu a enviar uma resposta dos EUA sobre o episódio

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira (6), que o americano Barack Obama se comprometeu a enviar uma resposta dos Estados Unidos sobre a espionagem feita a dados e telefones dela, de ministros e de outros assessores do governo brasileiro até a próxima quarta.


As informações foram reveladas em reportagem da TV Globo no domingo, com base em documentos obtidos por Edward Snowden, delator do esquema de monitoramento de dados telefônicos e de internet dos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva em São Petersburgo, na Rússia, onde acontece a cúpula do G20, a mandatária disse que Obama assumiu a responsabilidade "direta e pessoal" pelo monitoramento de seus dados telefônicos e eletrônicos. E que enviará à ONU um projeto para definir um novo marco para invasão de privacidade.

Questionada sobre a visita aos Estados Unidos programada para outubro, Dilma disse que dependerá das condições políticas, em referência indireta às denúncias de espionagem. "Minha viagem a Washington depende das condições políticas a serem criadas pelo presidente Obama."

O encontro pessoal entre Dilma e Obama foi chamado após o governo brasileiro cancelar o envio de uma missão técnica a Washington para preparar a visita oficial aos Estados Unidos. O Brasil havia solicitado explicações formais e por escrito aos Estados Unidos após as denúncias de monitoramento da presidente.

A entrevista aconteceu após um encontro entre os dois presidentes. Ontem, Obama deu explicações a outro mandatário que teria sido espionado pela Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês), o mexicano Enrique Peña Nieto.

Ele recebeu de Obama a promessa de uma investigação das denúncias de espionagem da NSA quando ele era candidato à presidência mexicana, no ano passado. Na terça (3), a caminho de São Petersburgo, Peña Nieto disse que exigiria uma avaliação de Washington.

Por Folhaspress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?