SAÚDE EM FOCO: A água como instrumento de saúde

Imagem relacionadaVocê já deve ter lido uma série de textos e ouvido inúmeros profissionais da saúde falando sobre a importância de beber água, onde sempre reforçamos  reforçam a importância de manter o corpo hidratado. Contudo, com a correria do dia a dia muitas pessoas se esquecem de beber água e isso pode prejudicar o funcionamento do organismoBeber uma boa quantidade durante o dia oferece enormes benefícios para a saúde. A seguir, descubra quais são:
Alivia a fadiga
Se você se sente constantemente cansado, um dos motivos pode ser o pouco consumo de água. A água é utilizada pelo corpo para eliminar toxinas e rejeitos que não necessitamos e que podem nos prejudicar. Quando há menor quantidade de água no corpo, o coração necessita trabalhar mais para bombear o sangue oxigenado a todas as células e outros órgãos principais.Todos esses fatores fazem com que nos sintamos cansados caso a quantidade de água no organismo seja pequena.
Ajuda na digestão e prisão de ventre
As fezes humanas saudáveis são 80% compostas por água, e a prisão de ventre ocorre (principalmente) quando ocorre diminuição desta porcentagem, ocasionando ressecamento das mesmas. A água facilita o trânsito intestinal porque hidrata o bolo fecal e auxilia o intestino na digestão das fibras, facilitando o processo. Além disso, o consumo suficiente de água aumenta a taxa de metabolismo, fazendo com que os alimentos consumidos se decomponham da maneira correta e não fiquem presos no meio do processo digestivo.
Dor de cabeça e enxaqueca
Na maioria dos casos a principal razão das dores de cabeça e enxaquecas é a desidratação. Sendo assim, quando tiver dor de cabeça beba água para que seu corpo se hidrate e seu problema seja resolvido mais rápido.
Melhora o humor
A água faz com que o corpo se sinta bem e melhore o nível de energia. Quando seu corpo está ativo e em um estado de funcionamento adequado, envia um sinal positivo até o seu cérebro, que aumenta seu bom humor e te ajuda a sentir-se feliz, o que te torna produtivo no trabalho e em diversas outras tarefas diárias.
Perda de peso
A água ajuda a eliminar os subprodutos da gordura. Quando bebemos água, nosso estômago se enche e perdemos consideravelmente o apetite. Algo importante sobre a água é que não contém calorias, gorduras, carboidratos e nem açúcar, ou seja, é um grande substituinte das bebidas com alto teor calórico, como o álcool, bebidas gasosas ou refrigerantes açucarados, todos causadores de aumento de peso.
Pele saudável
A água ajuda a repor os tecidos da pele, bem como a hidrata-la e aumentar sua elasticidade. Quando o corpo recebe água suficiente sua pele estará hidratada e refrescada, suave e brilhante. Também ajudará sua pele com as cicatrizes, acne, rugas e outros sintomas do envelhecimento.
Regula a temperatura do corpo
As propriedades térmicas da água e sua capacidade de liberar calor do corpo quando o suor se evapora da superfície da pele, são de grande ajuda para manter a temperatura corporal durante todo o dia. Uma temperatura corporal bem regulada nos faz sentir com mais energia e manter os músculos e articulações lubrificados, evitando cãibras e distensões.
Reduz o risco de câncer
Alguns estudos indicam que o consumo de água também reduz o risco de câncer de bexiga e cólon. A água destrói os agentes causadores de câncer, reduzindo o risco de diferentes tipos de câncer.
Melhora o sistema imunológico
Quando o corpo recebe a quantidade adequada de água, melhora o sistema imunológico. Assim, seu corpo pode lutar contra doenças como a gripe, cálculos renais e ataque cardíaco. Também será de grande ajuda para ajudar a lidar com problemas como o reumatismo, artrite, etc.
Beber Água Resolve o Mau Hálito
O mau hálito é um sinal claro de que seu corpo necessita de mais água. A saliva ajuda a boca a se livrar de bactérias e manter sua língua hidratada. Por isso, cada vez que tenha mau hálito, a primeira coisa que deve fazer é beber muita água.

Recomendação do consumo diário de água
Em geral, a recomendação é beber cerca de dois litros de água diariamente. Mas essa quantidade varia de acordo com a idade, peso corporal e as atividades que você pratica. Quando você faz exercícios intensos, por exemplo, deve aumentar o consumo de água, já que elimina uma quantidade maior ao suar. Há um cálculo simples para saber quanto de água você precisa beber, em condições normais, ao longo do dia: multiplique seu peso por 0,03. Assim, uma pessoa que pesa 60 quilos, deverá beber 1,8 litros de água diariamente.
Como saber se você está bebendo pouca água
Quando você bebe pouca água o corpo avisa: a boca fica seca, os lábios se racham, a urina escurece. Em desidratações mais graves você terá até confusão mental e letargia. Não espere ter sede para tomar água. A sede é um sinal de alerta e significa que você já perdeu de 1% a 2% do peso corporal em líquidos. Já conhecia todos esses benefícios do consumo diário de água? Leia nosso artigo sobre por que comer frutas durante a gravidez e conheça também os benefícios da boa alimentação durante a gestação!

FONTE: Melhor com saúde e  clínica Sim  

Dra. Jacqueline Marinho - Fisioterapeuta
Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Pós-Graduada em Fisioterapia nas Disfunções Biomecânicas com foco em Coluna Vertebral - Faculdade Einstein
Fisioterapeuta Home Care (Domiciliar)
E-mail: jckfisio@gmail.com
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