SAÙDE EM FOCO: Biblioterapia - A leitura como instrumento de uma boa saúde

Uma simples atividade como a leitura promove maravilhas no cérebro e as pessoas nem se dão conta disso. Ler diariamente então pode ser muito mais vantajoso do que se imagina, pois, um cérebro que não se exercita tende a ter perda mais rápida de neurônios, além da perda de memória e funções importantes. Sendo assim, a saúde mental deve ser levada muito a sério. Em primeiro lugar, exercitar a mente lendo livros todos os dias pode ajudar a evitar doenças como o Mal de Alzheimer, onde o estímulo mental é inevitável e fica claro que o desenvolvimento e manutenção da memória são irrevogáveis.
Estudos apontam que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração. Logo, o estudo conclui que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.
Alguns itens devem ser checados antes de iniciar a leitura, visando que você se disperse o menos possível. Não se esqueça destes cinco itens:


10 Benefícios da leitura:

1.  A leitura estimula a memória, expandindo a capacidade de nossa mente.
2. A leitura é combustível inesgotável para a imaginação.
3. A leitura nos dá as palavras, instrumento para expressar nossos sentimentos.
4. A leitura nos aproxima da compreensão de mundo e da auto-compreensão.
5. Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos.
6. É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
7. O ato de ler naturalmente leva a escrever e a escutar.
8. Ler eleva a auto-estima.
9. A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados.
10. A leitura constrói sonhos e nos empurra à realização.



About Unknown

Unknown
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário