Pular para o conteúdo principal

SAÚDE EM FOCO: Cuidados com os olhos

Nossos olhos são órgãos muito especiais. Trabalhando em estreita sintonia com o cérebro, eles nos permitem experimentar nosso ambiente como nenhum outro órgão é capaz. E cada um de nós experimenta o ambiente de forma muito distinta e pessoal: todo mundo vê de forma diferente! O que vemos não é determinado apenas pela qualidade da nossa visão, mas também pelo que realmente queremos ver. Nossas preferências, experiências e memórias pessoais desempenham um papel fundamental na percepção daquilo que nos rodeia. Aparentemente, cerca de 80% das nossas impressões são recebidas através dos olhos.

Alterações no clima, ambientes com ar condicionado e a poluição nas ruas são alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento de reações alérgicas nos olhos. Os sintomas mais comuns são: ardência, coceira, sensação de areia nos olhos e/ou olho seco.
Quando isto ocorre, os olhos ficam vermelhos, inchados, sensíveis à luz e lacrimejando. No dia a dia, alguns cuidados básicos podem prevenir algumas doenças:
  • Mantenha os olhos sempre higienizados. Retire sempre as sobras de maquiagem ou resíduos no final do dia;
  • Procure utilizar óculos de sol para proteger do vento e das ações de raios UVA e UVB;
  • Mantenha os ambientes arejados e com boa exposição ao sol para evitar formação de bolor;
  • Se possível evite objetos que acumulem poeira como: cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia, etc;
  • Evite coçar os olhos, pois isto estimula mais a alergia ocular, podendo causar um ciclo vicioso;
  • Evite ambientes com muito pó, fumaça ou com odores fortes;
  • Outros cuidados:


Caso perceba qualquer alteração na visão procure o seu oftalmologista, ele é o profissional mais indicado para receitar a medicação mais apropriada para o seu caso. E siga as instruções de tratamento, pelo tempo necessário. Evite a automedicação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté