Pular para o conteúdo principal

Especialista diz que ainda este ano poderemos passar a beber lama do Boqueirão e prevê seca

O açude Epitácio Pessoa, que fica na cidade de Boqueirão, atingiu, esta semana a sua pior marca na história, com 58.258.314 m³ de água, o que representa 14,2% de sua capacidade total. Antes disto, a pior marca registrada havia sido no dia 28 de dezembro de 1999, com 14,2% do total .

Para o especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido, o problema é agravado por falta de planejamento. “Dentro do quadro que se apresentava com os regimes de chuvas, que foram poucos, isso era esperado. São coisas que para a gente preocupa, por falta de todo um planejamento, diante de uma demanda que cresce a cada dia”, explicou.
A reserva técnica, conhecida como “volume morto”, do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) deverá ser utilizada pela Cagepa para abastecimento devido à estiagem.
O professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Janiro Costa questionou a qualidade dessa água para ser utilizada para o consumo humano.
– Esse volume não é para ser usado, ele é o limite da operação do açude. Usar a água do volume morto é de alto risco – alertou o professor.

Publicidade - ANUNCIE CONOSCO
O gerente da Cagepa Borborema, Simão Almeida, amenizou a questão dizendo que a empresa monitora a qualidade da água e vai garantir que ela seja potável.
Segundo Simão, com a utilização da reserva técnica, o açude distribuirá água até março de 2017.
Janiro Costa, especialista em Recursos Hídricos, disse que a crise da falta de água enfrentada pela cidade e mais 19 municípios, foi agravada pela falta de gestão do açude Epitácio Pessoa, “O Boqueirão”.
Ele afirmou que a Agência Nacional das Águas (Ana) não cumpre o seu papel de gerir e fiscalizar a retirada de água do reservatório. “Até julho de 2014, a própria ANA permitiu que irrigantes sem outorga legal fizessem a retirada. Ela sequer fiscalizou”, lembrou.
Janiro destacou que três problemas também foram fundamentais para que o Boqueirão atingisse o índice de 19,4% de sua capacidade total. A irrigação desenfreada, o consumo humano fora de controle, e ainda as perdas e vazamentos na rede da Cagepa. Segundo ele, em 2012, 41% da água captada pela companhia era desperdiçada.
O professor afirmou que se não houver uma mobilização por parte da população e dos políticos, a crise pode se agravar ainda mais, fazendo com que a cidade entre em colapso total.

“É preciso um esforço de guerra, a situação é gravíssima”.

Ele disse que o Nordeste está vivendo um período cíclico de seca que duram cerca de oito anos. “Poderemos ter mais quatro anos de seca”, alertou.

Por PBAgora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté