SAÚDE EM FOCO: Tão fácil quanto andar: Caminhe!

Nos dias de hoje, a prática regular da atividade física tem sido um fator de grande importância para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.


A caminhada é:
- considerada uma das melhores atividades físicas e deveria ser praticada todos os dias, pois faz muito bem à saúde. Ela pode ser praticada por quem tem o hábito de se exercitar ou por pessoas que estão acima do peso, seja na rua, na academia ou na sua residência
-um exercício aeróbico sem muita complexidade, exige apenas um calçado adequado para não causar lesões, sendo o tênis mais indicado, ele deve ter boa absorção de impacto para manter a integridade das articulações dos joelhos, pés, coluna e quadris.
- Pode ser realizada por qualquer pessoa, independente de idade e sexo, sendo importante lembrar que o indivíduo deve passar por uma avaliação, para ver se encontra-se apto para a atividade física. Além disso, é uma atividade indicada para adultos, pessoas idosas, portadores de doenças como diabetes, obesidade, colesterol alto e osteoporose.
- Além dos benefícios físicos, caminhar também contribui para o tratamento de distúrbios psicológicos como a depressão, contribuindo também para a prevenção de inúmeros males.
- O exercício deve ser sempre iniciado devagar, no principio pode realizar a caminhada por 20 minutos, três vezes por semana, e fazer alongamento de membros inferiores e superiores antes e depois da caminhada são imprescindíveis.

- Nunca realize os exercícios em jejum, antes de começar a atividade tome um ou dois copos de água e beba sempre água durante e depois da caminhada.
-Ao caminhar, mantenha um ritmo e evite parar no momento da atividade
-. Evite horários de sol a pino, use roupas leves, use protetor solar no rosto e nas áreas que ficarão expostas durante o exercício, aplicando meia hora antes de sair de casa e use chapéu ou boné para proteger o pescoço e o rosto.

Ande, se exercite, e não espere mais para começar, e boa caminhada!



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