Pular para o conteúdo principal

SAÚDE EM FOCO - Uso frequente de peças justas pode causar problemas de saúde

Você, com certeza, já vestiu uma roupa apertada. Pode parecer apenas um hábito deselegante, mas as consequências vão muito além. Peças justas não fazem mal só à aparência, são também prejudiciais à saúde.
Esse  tipo de roupa, especialmente os jeans, não só bloqueia a circulação como  contribui para o surgimento de coágulos sanguíneos, o que pode até desencadear até infartos pulmonares , isso sem contar que boa parte das mulheres usa cinta modeladora diariamente, para disfarçar os excessos e diminuir o número do manequim, onde muito apertada pode machucar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, gerando também problemas de circulação. Abaixo alguns problemas de saúde mais comuns causados pelo uso frequente de roupas apertadas:
1.Circulação sob risco
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada

2. Varizes
Com o uso diário de roupas apertadas, principalmente calças jeans ou meias, a circulação fica prejudicada e contribui para o aparecimento de vasinhos nas pernas e até varizes. Elas prejudicam principalmente as mulheres: porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa a dilatação das veias além do calibre normal. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 17% da população sofre com problemas vasculares, as varizes entre eles. Quem tem predisposição genética ou toma algum tipo de contracepção hormonal apresenta um risco maior de desenvolver o problema, então prefira peças mais larguinhas

3. Respiração curta
Roupas muito apertadas ou um cinto ajustado demais prejudicam a passagem de ar pelo seu corpo.Se você nunca teve problemas respiratórios e começar a sentir falta de ar de uma hora para outra, atenção: o incômodo pode estar associado ao uso de roupas coladas demais ao corpo. Calças justas ou cintos apertados, por exemplo, atrapalham a respiração. O ar só consegue chegar à parte alta do tórax e esse processo, chamado de respiração curta, pode ainda deixar o cérebro sem oxigênio e provocar diminuição de concentração e ansiedade.

4. Má digestão
Após as refeições, seu estômago dilata por causa da produção de ácidos gástricos. Se você estiver com uma roupa apertada, o estômago é pressionado e essas substâncias retornam para o esôfago, dificultando a digestão e causando azia e refluxo.

5. Dores nas costas
Acha que não tem nada a ver? Então compare, marcando suas sensações por dois dias seguidos. Num, use uma combinação bem justa e, no outro, escolha um modelo que deixe seu corpo bem à vontade. A diferença é notável: vestindo peças que restringem seus movimentos, você é obrigado a sobrecarregar os músculos e as vértebras para realizar atividades que, normalmente, nem exigiriam tanto esforço. Com o quadril comprimido, sua coluna sofre para dar suporte aos movimentos. O mesmo vale para as camisas que impedem os braços de se mexerem-se: por causa disso, os ombros encerram o dia com uma sensação de peso e, às vezes, até ardência e formigamento.


6. Celulite

Não é que as roupas justas causam celulite, mas agravam os tão odiados furinhos. As regiões com celulite têm a circulação sanguínea prejudicada. Ao usar uma calça apertada, por exemplo, a passagem do sangue fica ainda mais comprometida, o que pode contribuir para a evolução do grau da celulite.

7. Saúde sexual 
Roupa apertada prejudica a oxigenação na região genital. Com isso, morrem as bactérias do bem, aquelas que protegem a região, e aparecem as que fazem mal, favorecendo o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar corrimentos e doenças como candidíase. . Nos homens, o risco em vestir calças e cuecas apertadas demais está em afetar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos, além de causar dor nos testículos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté