SAÚDE EM FOCO: Como manter a pele saudável

Sabemos que é essencial manter a pele bem cuidada, afinal ela é o maior órgão do corpo humano. Uma pele bonita e bem cuidada transmite assim um bem-estar, expressa acima de tudo saúde. É comum ver várias dicas de cuidados com a pele, pois é a parte mais exposta do nosso corpo, por isso protegê-la, deixá-la bem cuidada e evitar os males que a prejudicam.

Dicas de Proteção para a Pele.


Protetor solar: devemos fazer o uso diário seja lá em qual estação do ano, devemos usar continuamente, pois sempre estamos sujeitos a incidência de raios nocivos (raios ultravioletas) à nossa saúde, mesmo não estando em contato direto com os raios solares, ou seja, em lugares sombreados.
Use sempre um hidratante após o banho. Os componentes presentes no hidratante irão ajudar a reforçar a barreira natural de hidratação e evitar a perda de água pela a pele;
Os braços e as mãos são áreas expostas o ano inteiro e merecem muita atenção. Devemos fazer o uso de fórmulas específicas para estas regiões com agentes hidratantes e protetor solar para evitar o envelhecimento precoce e as manchas do dorso das mãos;
A prática de exercícios físicos periodicamente ativa a circulação sanguínea trazendo mais nutrientes para a pele, além disso, auxilia na firmeza e manutenção do peso;
A alimentação é um fator importante para uma boa saúde da pele, devemos comer frutas, verduras e legumes, pois muitas possuem ação antioxidante, retardam o envelhecimento precoce, ajudam a combater a flacidez tecidual entre outros diversos benefícios;
A água é fundamental para absorção dos nutrientes e hidratação da pele. Devemos consumir diariamente, no mínimo 2 litros de água para ajudar a manter a nossa pele saudável.
As cores das roupas são uma das variáveis mais influentes na proteção contra radiação ultravioleta. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Técnica da Catalunha na Espanha, as cores azul e vermelho proporcionam maior proteção aos raios solares, sendo o branco,   a cor que menos oferece proteção a pele,
O uso de chapéus e bonés  também contribuem para tal proteção,
O uso do protetor  antes da maquiagem,  caso esta não possua FPS em sua fórmula.
A escolha correta do protetor solar é primordial para uma boa eficácia no uso do produto uma vez que algumas partes do corpo necessitam de fórmulas especiais para ser eficaz  na proteção, como rosto e boca, sendo assim necessário o uso de produtos específicos para essas áreas.

 E se aparecerem manchas?
 Muitas manchas podem ser facilmente ser confundidas com micoses ou até mesmo alergias, mas é a constância e a permanência dessas manchas que devem preocupar.
Além disso, devemos também perceber o aparecimento de outros sintomas juntamente com a mancha, como febres, dores de cabeça, emagrecimento espontâneo ou mesmo falta de apetite repentina.
Mas não devemos simplesmente entrar em pânico quando encontramos alguma mancha anormal no nosso corpo, já que elas podem indicar qualquer atividade corriqueira ou mesmo ser causadas por alguma alergia que você tenha adquirido.
Os especialistas afirmam que a pele é o nosso maior indicador de saúde, e que muitas alterações comuns ou não tão comuns no nosso corpo podem ser percebidas através dela.

Manchas mais comuns

Existem inúmeras manchas de pele que são muito comuns que podem aparecer na nossa pele e que não indicam nada grave, mas que devem ser constantemente observadas em qualquer evolução. As coceiras são o principal tipo de mancha que acomete a nossa pele, e que pode ter muitas origens.
Mesmo que a coceira seja geralmente o resultado de alguma irritação da pele ou alguma alergia, podemos considerar que doenças como o câncer de fígado e o linfoma possuem esse sintoma característico no decorrer da evolução da doença. Dessa forma, de você tiver uma coceira que não sara nem cicatriza faz algum tempo, procure um dermatologista.
As manchas avermelhadas no nosso corpo podem também ser muitas vezes sinal de irritação, ou mesmo de algum arranhão que a pele sofreu. Entretanto, um dos sintomas de uma das doenças mais intrigantes dos últimos tempos, o Lúpus, inclui a formação de manchas avermelhadas pelo corpo do indivíduo, sendo que se as manchas avermelhadas não desaparecerem um médico deve ser consultado.

Já as manchas roxas geralmente são sinais de batidas e pancadas, e com certeza se a região estiver dolorida é exatamente isso o que aconteceu, já que muitas batidas que sofremos só percebemos tempos depois. Mas da mesma forma, doenças como a leucemia entregam esses sintomas, além das manchas poderem ser indicativos de alterações no funcionamento regular do fígado. Se as manchas aparecerem de repente e sem qualquer razão aparente, procure um médico.
 

É importante observar todos os dias durante o banho, aplicação de um hidratante entre outros, a presença de ressecamento, manchas e coceiras a fim de evitar problemas posteriores, além do cuidado com a ingestão de agua e alimentos que facilitam e melhoram o aspecto da pele a mantendo mais saudável, em caso de duvidas procure um profissional da saúde



About Unknown

Unknown
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário