Pular para o conteúdo principal

SAÚDE EM FOCO: A saúde refletida através dos dentes


O organismo humano funciona como uma orquestra: cada órgão cumpre o papel de um instrumento. E, quando um desafina, o corpo todo pode ser afetado. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos.


Os dentes surgem em duas fases durante a vida: a primeira e a segunda dentição. A primeira surge a partir dos primeiros meses de vida e começa a ser substituída, por volta dos seis anos, pela segunda, que deve durar toda a vida.
Há diferentes dentes - incisivos, caninos, pré-molares e molares - que cumprem cada qual o seu papel na mastigação - rasgam, cortam, amassam e moem. Além de responsáveis pela mastigação, os dentes intervêm em aspetos diversos como a forma do rosto, o encaixe dos maxilares, o sorriso e a fala.
Pelo papel relevante que desempenham nas suas diferentes funções, os dentes merecem mais atenção e cuidado do que os que habitualmente lhes dispensamos.
O cuidado com os dentes deve surgir logo durante a sua formação. Dentes mal constituídos são dentes mais frágeis e por isso menos capazes de responderem às agressões a que estão, quase continuamente, sujeitos. Para a boa formação dos dentes contribui uma boa alimentação, particularmente rica em cálcio, flúor, vitamina A e vitamina D. O flúor é o mineral mais importante para a proteção dos dentes.
Cuidados a seguir
Ter dentes saudáveis e não cuidar bem deles resulta em dentes doentes a curto prazo. Por isso, é fundamental cumprir com determinados cuidados para assegurarmos uma dentição saudável:

1. Ao nível da alimentação: baixa ingestão de produtos ricos em açúcar, implicando na restrição da ingestão de bolachas, pastéis, refrigerantes, chocolates, o não adoçar de bebidas e alimentos sólidos, como, por exemplo, a fruta, e a eliminação do hábito de chupar rebuçados, chupas, mastigar chicletes, gomas e outros produtos afins; a maçã é um alimento chamado detergente por conseguir arrastar dos dentes restos de outros alimentos mais aderentes. É sempre uma boa opção para o final de uma refeição.


2. Ao nível da higiene oral e dentária: escovação dos dentes até 15 minutos após a ingestão de alimentos ou outros produtos. Este comportamento é tanto mais imprescindível quanto mais ricos em açúcar forem os produtos ingeridos, como por exemplo bolachas, bolos, chocolates, fato esse em o doce na boca favorece o desenvolvimento de bactérias cariogênicas em que essas fermentam os açúcares e produzem ácidos que destroem o esmalte dos dentes - que favorecem o aparecimento e desenvolvimento da cárie dentária, particularmente nas crianças e jovens que ainda não terminaram a fase de formação dos dentes. A utilização de pastas dentífricas, e da lavagem da boca, com elixires orais, que se reduz a quantidade de bactérias cariogênicas e se protegem os dentes e para prevenir quaisquer problemas ao nível dos dentes deve-se ir com regularidade ao dentista.



Uma dentição saudável é um dos princípios de um bom estado geral de saúde e um bom indicador de uma alimentação racional. Caso para dizer: "Diz-me como são os teus dentes e eu digo-te o que comes e como os tratas."
Cuide do seu sorriso!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté