Pular para o conteúdo principal

SAÚDE EM FOCO: Convivência com animais de estimação podem fazer bem à saúde

A busca por uma melhor saúde pode ser um bom motivo para levar um animal de estimação para casa.
Quem tem um animal de estimação já sabe: os bichinhos fazem bem à saúde. Seja porque enchem os donos de carinho na volta para casa ou porque demandam doses diárias de exercício físico quando pedem um passeio ao ar livre.


Aos que gostam dos pets, o convívio diário é uma troca de emoções e afeto, que beneficia os dois lados. Conheça seis provas de que ter um animal de estimação faz bem para a saúde das pessoas:

1. Fortalecem o coração: Talvez seja fruto do amor incondicional que existe entre os animais de estimação e os seus donos, mas a verdade é que a sua presença diária fortalece o coração humano, mesmo contra uma grande variedade de doenças cardíacas. Estudos na área já comprovaram que os donos de cães revelam uma maior taxa de sobrevivência no caso de sofrerem um ataque cardíaco; e que os donos de gatos têm 40% menos probabilidades de vir a sofrer um ataque cardíaco do que aquelas pessoas que não têm um gato em casa.

2. Influenciam positivamente o estado de espírito dos seus donos. Quando passam tempo de qualidade com o vosso animal de estimação – entre 15 e 30 minutos por exemplo – verifica-se um aumento na produção de serotonina (hormona ligada ao bem-estar) e uma diminuição nos níveis de cortisol (hormona ligada ao stress). Inúmeros estudos já mostraram que a interação com animais de estimação deixa qualquer dono menos triste e estressado, mais feliz e bem-disposto.

3. Ajudam a combater alergias e asma: quem convive diariamente com animais de estimação (seja de que tipo for) – principalmente as crianças – terão menos probabilidades de vir a desenvolver asma ou alergias. Mais um bom motivo para terem um amigo de quatro patas em casa!

4. Mantém uma pressão arterial equilibrada: Diversos estudos apontam para o fato de que quem tem animais de estimação em casa, tem a pressão arterial e o batimento cardíaco mais baixos, quando comparado com pessoas que não têm qualquer contacto com animais de estimação.

5. São uma boa motivação para praticar exercício físico: Ter um animal de estimação – principalmente cães – é também um excelente motivo para passear, brincar e correr, o que faz maravilhas à saúde, quer física, quer mental. Por isso mesmo, quem tem animais de estimação é naturalmente mais ativo, apresentando, por consequência, uma tendência menor para engordar. Sabiam que até é possível fazer exercício físico com um gato?

6. São uma espécie de antidepressivo natural: Quem já teve um animal de estimação sabe, em primeira mão, que estes são uma companhia fiel e amorosa, sempre pronta para ouvir, brincar e dar mimos. Por isso mesmo, recomendando-se animais de estimação a quem tem tendência a sofrer de depressões, pois, para além da companhia de um animal de estimação ser extremamente tranquilizante, o ato e a responsabilidade de cuidar do mesmo, faz com que qualquer pessoa que esteja em baixo e/ou sozinho, sentir-se mais útil e necessária.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté