Pular para o conteúdo principal

Se as eleições fossem hoje Marina venceria Dilma no segundo turno aponta nova pesquisa Datafolha

Com a ex-senadora na disputa, cai o número de indecisos e votos nulos. Ela empata com Aécio no primeiro turno e com Dilma, no segundo

Após a morte de Eduardo Campos, na semana passada, as colunas sobre Brasília misturavam notas sobre o choque da classe política diante da tragédia aos detalhes a respeito da tensão de petistas e tucanos com a possível entrada de Marina Silva na disputa pelo PSB. 


A pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira 18 pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que o sentimento dos integrantes de PT e PSDB tinha razão de ser: se entrar mesmo no páreo, a ex-senadora empata com Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno e poderia derrotar a presidenta Dilma Rousseff no segundo turno.



Segundo os números do Datafolha, Marina teria 21% das intenções de voto se as eleições presidenciais fossem hoje, contra 20% de Aécio, 36% de Dilma e 5% dos outros oito candidatos. Os números da petista e do tucano permanecem os mesmos do levantamento anterior, ainda com Eduardo Campos entre as opções mostradas ao eleitor. Isso indica que o apoio à ex-senadora deriva em grande parte de pessoas que ainda não tinham tomado a decisão a respeito do voto ou que rejeitavam PT e PSDB igualmente. Se com Eduardo Campos na disputa o número de indecisos e votos brancos ou nulos era de 14% e 13%, respectivamente, agora esses índices estão em 9% e 8%.

Em um possível segundo turno, Marina aparece à frente de Dilma, com 47% a 43%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, não é possível afirmar com certeza qual das duas está à frente no quadro atual.

No cenário em que Aécio Neves fica à frente de Marina Silva no primeiro turno e vai à disputa final contra Dilma Rousseff, a situação melhorou para a petista. Na pesquisa anterior, ela tinha 44% contra 40% de tucano, vantagem dentro da margem de erro. Agora, Dilma teria 47% contra 39% do tucano. Outros dados positivos para Dilma apresentados pela Datafolha são a oscilação para cima da intenção de voto espontânea em seu nome (aquela sem a apresentação dos nomes dos candidatos), de 22% para 24%, e a oscilação para baixo da taxa de rejeição, de 35% para 34%.

Apesar dos números, a entrada de Marina na disputa deve ser cheia de percalços. No sábado 16, Marina aceitou assumir o lugar de Eduardo Campos na cabeça da chapa do PSB, mas há ainda muitas resistências internas a seu nome, em especial por Marina ser a líder da Rede Sustentabilidade, partido não fundado oficialmente e alojado no PSB graças a um acordo sustentado quase solitariamente por Campos. A solução para o impasse deve ser a nomeação de alguma figura importante da máquina do PSB para o posto de vice, de forma a auxiliar a conciliação entre os interesses pessoais de Marina e os do partido em que seu movimento está abrigado.

A pesquisa do Datafolha foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00386/2014. No levantamento, feito nos dias 14 e 15 de agosto, foram ouvidos 2.843 eleitores em 176 municípios.

Por Carta Capital

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté