Pular para o conteúdo principal

Saúde em Foco: Preparando sua saúde para o frio



Quando a temperatura cai, algumas doenças marcam presença mais facilmente. São elas: alergia, gripe, resfriado, asma… Por isso, os cuidados devem ser redobrados. 
Curta a fanpage do Queimadas no Foco no Facebook e receba as últimas notícias

Anote as dicas:
1. Agasalhe-se bem, sempre
Fique atento às variações de temperatura, não só externa, mas também no entrar e sair de ambientes fechados para abertos e vice-versa. Esses “choques” favorecem o surgimento de doenças.
2. Não exagere 
Para manter o corpo na temperatura adequada nas estações fria, nada melhor do que uma bebida quente, como chá, chocolate, café, etc. Mas exagerar, além de prejudicar a dieta, podendo ocasionar desconfortos estomacais e até dores de cabeça.
3. Casa livre de poeiras
O acúmulo de pó desencadeia diversos problemas alérgicos, como rinite e asma, principalmente nesta época em que o ar tende a ficar mais seco.
4. Tome um banho morno 
Água muito quente deixa a pele ressecada, pois elimina a proteção que a deixa mais hidratada. Além disso, você economiza energia.
5. Tudo limpinho
Cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo no armário devem ser bem lavadas, já que contêm mofo, poeira, pelinhos, mau cheiro, provocando crises em quem tem bronquite e rinite e até desenvolver outros tipos de alergia.
6. Hidrate-se no inverno
Quando o inverno chega, a sensação de sede praticamente desaparece, fazendo com que o consumo de água se torne mais escasso. Essa situação pode colocar a saúde em risco, já que ela é essencial para manter o organismo funcionando plenamente.
7. Estica, puxa, aquece...
O frio gera constrição dos vasos sanguíneos, reduzindo a irrigação muscular. Resultado: o músculo leva mais tempo para exercer suas funções. A circulação também pode privilegiar órgãos mais importantes do organismo, como pulmões e coração, prejudicando a irrigação muscular, acontecendo em condições extremas. Outro fator fisiológico está no líquido encontrado nas articulações do corpo, o líquido sinovial, que fica mais espesso com o frio e podendo limitar os movimentos.
No inverno, a umidade relativa do ar costuma ser mais alta e isso pode afetar os tecidos moles, tendões e ligamentos. Motivos para se cuidar no frio não faltam. As dicas são simples: mantenha-se aquecido e não deixe de fazer alguma atividade física. Mas se você não pode ir à academia, existem alternativas de alongamento que podem ser feitas em casa.
                         



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté