Pular para o conteúdo principal

Saúde em foco: O Sono e seus benefícios



Depois de um dia de muitas tarefas, o corpo precisa  renovar as energias.
Para isso uma boa noite de descanso é fundamental, dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental, mas físico onde durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que se alterados podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.


 Confira algumas vantagens para sua saúde:

Curta a fanpage do Queimadas no Foco no Facebook e receba as últimas notícias


• Previne a obesidade: regula os hormônios da saciedade inibindo os impulsos e controlando o apetite;








                                     

• Consolida a memória: retém tudo que foi aprendido durante todo o dia;














                             

• Pele mais jovem e vistosa: colabora com a renovação das células e músculos, resultando em menor flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e um sistema imunológico enfraquecido. Além, é claro, de olheiras.






• Defende o corpo contra doenças: Fortalecendo os sistemas de defesa do organismo.












• Combate a hipertensão: reduz  a frequência cardíaca e mantém a  pressão arterial baixa ou normal;









• Melhora  o desempenho físico, reduzindo o acumulo de gordura e aumentando o tônus muscular;





• Previne  a diabetes: equilibra os índices glicêmicos.







Recomendações para uma boa noite de sono:

                           

- As horas de sono vão de acordo com cada um ,alguns organismos podem  precisar 6 outros 10 horas, tendo como media 8 horas, mas como tudo de mais e tudo de menos também faz mal,  dormir menos do que seis horas aumenta em 12% o risco de morte prematura. Para mais de nove horas, o risco era de 30%;
- Ajuste o ambiente, deixando-o escuro para que ajude o organismo produzir a melatonina, hormônio do sono;
- Deixe o ambiente silencioso e sem barulhos, para facilitar na concentração ;
- Evite o uso de medicamentos: Dormir mal é caso de saúde pública no Brasil. Os três medicamentos tarja-preta mais vendidos (Rivotril, Lexotan e Frontal) no país são ansiolíticos, que acalmam e ajudam a dormir. O recomendável é tentar meios alternativos, como alimentos e chás que auxiliam a ter um sono melhor ou procurar um médico para orientação e tratamento. 
-Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam"),  prefira  Chás calmantes como a camomila, erva doce e cidreira, o leite morno que ajudam no relaxamento;
- Prefira consumir alimentos leve ao menos 3 horas antes de dormir;
- Dormir mais aos finais de semana não é suficiente para reparar todos os danos causados à saúde pelas poucas horas de sono durante toda a semana. 
- Desligar o celular pode evitar insônia, uma vez que impedira o individuo de estar nas redes sociais antes de dormir.
- A atividade física melhora a qualidade do sono desde que seja ao menos 3 horas antes;
- Posicionamento ao dormir e uso do travesseiro:

- Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir e regularizar o sono;

Não basta apenas querer, como uma das partes integrantes da rotina,o dormir nem sempre é simples. A cada dia, as pessoas estão mais estressadas, atarefadas com estudos e trabalho, e ainda se alimentando inadequadamente. E tudo isso interfere na qualidade do sono, pois não basta deitar em uma cama e dormir, é preciso ter um sono de qualidade, verdadeiramente restaurador sendo então uma das partes determinantes a manutenção da saúde.
Tenha uma boa noite de sono!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté