Chove mais de 600 mm em cidades do Sertão da Paraíba e três açudes saem da situação crítica

"Chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte", diz Aesa

Duas cidades do Sertão paraibano já acumularam mais de 600 milímetros de chuva em 2014. Cajazeiras (632.4mm) e Patos (618.5mm), a mais de 300 km de João Pessoa, lideram o ranking elaborado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). 


Com as precipitações, os maiores açudes desses municípios saíram da situação crítica (menos de 5% da capacidade) e voltaram a abastecer a população.

Em Cajazeiras, o reservatório Engenheiro Ávidos comporta 255 milhões de metros cúbicos e está com 11,6% da capacidade. Em Patos, a barragem Farinha pode acumular mais de 25 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 22,9% da capacidade. Outros mananciais da cidade, como o Tubarão também recebeu grande quantidade de água. Ainda foram registradas chuvas significativas na cidade de Teixeira, onde o açude Bastiana está com 259 mil metros cúbicos, ou seja, 20,4% do reservatório.

“As chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte. Como é normal para esta época do ano, os Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis e a Zona de Convergência Intertropical foram os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ocorridas no período”, explicou o gerente do setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Previsão

O prognóstico climático para as próximas 24 horas (a partir das 9h desta sexta-feira) é de chuvas isoladas. “Poderão ocorrer precipitações de intensidade moderada a forte em pontos isolados no setor centro/oeste da Paraíba: Cariri, Sertão, e Alto Sertão”, informou a meteorologista Marle Bandeira. Outras informações sobre tempo e clima da Paraíba podem ser acessadas na página da Aesa na internet.

Litoral
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.
Max.: 30°CMin.: 25°C
Brejo
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora.
Max.: 29°CMin.: 20°C
Agreste
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora.
Max.: 30°CMin.:21°C
Cariri/Curimataú
Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas localizadas no fim do dia.
Max.: 33°CMin.: 21°C
Sertão
Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Max.: 36°CMin.: 23°C
Alto Sertão
Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Max.: 35°CMin.: 22°C

Por Portal Correio

About Queimadas No Foco

Queimadas No Foco
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário