Pular para o conteúdo principal

Saúde em Foco: A música e sua influência na saúde

clinipam-plano-de-saude-benefícios-musica-musicoterapiaPara além do deslumbramento que a música exerce sobre a maior parte das pessoas, há muito tempo que se sabe que ela vem a intervir nas várias partes do cérebro que são ativadas em resposta à melodia, funcionando assim como uma terapia: Musicoterapia.

Curta a fanpage do Queimadas no Foco no Facebook e receba as últimas notícias

A música tem muitos efeitos no nosso corpo: provocam sensações de agitação, de bem-estar, de felicidade, de relaxamento, entre outros. Estudos na área mostram que a música tem o poder de mudar o estado de humor, ritmo cardíaco, dores crônicas e pode auxiliar até na concentração e na memória. 


Efeitos positivos sobre o corpo

Melhora do humor: escutar sua música preferida pode amenizar os momentos de mau humor. 












Mais energia: a música durante as atividades físicas pode trabalhar como um importante estimulante, diminuindo a sensação de fadiga e cansaço.










Saúde mental: pode ser usada como um meio de comunicação e autoexpressão para os pacientes em recuperação. Indivíduos que são mais retraídos ou tímidos, encontram na música uma forma de evidenciar os seus sentimentos.












Menos estresse: para muitas pessoas, a música funciona como um impulso na realização das suas atividades diárias, aliviando o estresse da rotina. Estar em contato com uma boa música pode ter um efeito calmante e reduzir a ansiedade.












Bem-estar: aliada em tratamentos, pode ser extremamente favorável para pacientes que estão vivenciando uma doença de longa duração, como o câncer, os quadros cardíacos e as condições respiratórias. Isto porque, ela provoca a diminuição da frequência cardíaca e a arterial, ajuda a aliviar a dor e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida do paciente.















Escolha bem suas músicas, monte uma agradável playlist e ouça sempre, visto que agora que você sabe o tamanho do impacto que ela tem em sua qualidade de vida, pratique essa idéia!

Por:








Comentários

  1. Parabéns Dra. Jacqueline, Você sempre escrevendo seus texto de forma brilhante.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Lucas pela oportunidade de informar a população sobre como ter uma boa qualidade de vida através dos meus breves conhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Taí a explicação para tanta gente que vive mal na atualidade... ouvindo essa música LIXO que a mídia propaga, acabam por serem atingidos pelo "chorume" melódico de seu mau gosto. Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem seu gosto musical e devemos respeitar isso, mesmo entendendo que música de qualidade ultrapassa todas as fronteiras

      Excluir
  4. Com a ajuda indiscutível dessa mídia capitalista e perversa, onde cultura e qualidade não tem qualquer peso diante de seus investimentos, a música ruim não só ultrapassa barreiras, como também conquista o universo... sem hipocrisia, não dá pra respeitar o que não presta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté