Saúde em Foco: A música e sua influência na saúde

clinipam-plano-de-saude-benefícios-musica-musicoterapiaPara além do deslumbramento que a música exerce sobre a maior parte das pessoas, há muito tempo que se sabe que ela vem a intervir nas várias partes do cérebro que são ativadas em resposta à melodia, funcionando assim como uma terapia: Musicoterapia.

Curta a fanpage do Queimadas no Foco no Facebook e receba as últimas notícias

A música tem muitos efeitos no nosso corpo: provocam sensações de agitação, de bem-estar, de felicidade, de relaxamento, entre outros. Estudos na área mostram que a música tem o poder de mudar o estado de humor, ritmo cardíaco, dores crônicas e pode auxiliar até na concentração e na memória. 


Efeitos positivos sobre o corpo

Melhora do humor: escutar sua música preferida pode amenizar os momentos de mau humor. 












Mais energia: a música durante as atividades físicas pode trabalhar como um importante estimulante, diminuindo a sensação de fadiga e cansaço.










Saúde mental: pode ser usada como um meio de comunicação e autoexpressão para os pacientes em recuperação. Indivíduos que são mais retraídos ou tímidos, encontram na música uma forma de evidenciar os seus sentimentos.












Menos estresse: para muitas pessoas, a música funciona como um impulso na realização das suas atividades diárias, aliviando o estresse da rotina. Estar em contato com uma boa música pode ter um efeito calmante e reduzir a ansiedade.












Bem-estar: aliada em tratamentos, pode ser extremamente favorável para pacientes que estão vivenciando uma doença de longa duração, como o câncer, os quadros cardíacos e as condições respiratórias. Isto porque, ela provoca a diminuição da frequência cardíaca e a arterial, ajuda a aliviar a dor e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida do paciente.















Escolha bem suas músicas, monte uma agradável playlist e ouça sempre, visto que agora que você sabe o tamanho do impacto que ela tem em sua qualidade de vida, pratique essa idéia!

Por:








About Unknown

Unknown
Recommended Posts × +

5 comentários:

  1. Parabéns Dra. Jacqueline, Você sempre escrevendo seus texto de forma brilhante.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Lucas pela oportunidade de informar a população sobre como ter uma boa qualidade de vida através dos meus breves conhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Taí a explicação para tanta gente que vive mal na atualidade... ouvindo essa música LIXO que a mídia propaga, acabam por serem atingidos pelo "chorume" melódico de seu mau gosto. Lamentável...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem seu gosto musical e devemos respeitar isso, mesmo entendendo que música de qualidade ultrapassa todas as fronteiras

      Excluir
  4. Com a ajuda indiscutível dessa mídia capitalista e perversa, onde cultura e qualidade não tem qualquer peso diante de seus investimentos, a música ruim não só ultrapassa barreiras, como também conquista o universo... sem hipocrisia, não dá pra respeitar o que não presta.

    ResponderExcluir