Pular para o conteúdo principal

Cidade Paraibanas já começam a cancelar festejos de Carnaval devido a seca

Dos 121 açudes monitorados pela Aesa, nenhum está sangrando. No início de setembro do ano passado, eram 20 reservatórios com até 5% do seu volume total

Mesmo com chuvas esparsas registradas no final de 2013 e no início deste ano, a estiagem se agrava pelo interior da Paraíba. Já são 28 açudes com volumes abaixo de 3% de suas capacidades de armazenamento, desses 20 estão completamente secos. 


A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba classifica que os reservatórios com 5% dos seus volumes estão em situação crítica. Levando-se em conta esse percentual, são 33 reservatórios que não dispõem de água para abastecimento para o consumo humano. 

Situação mais grave é registrada em açudes como Bastiana, São Francisco II e Sabonete (em Teixeira), Bichinho (Barra de São Miguel), Bom Jesus (Carrapateira), Campos (Caraúbas), Caraibeiras (Picuí), Chupadouro I (São João do Rio do Peixe), Covão (Areial),  Farinha (Patos), Jenipapeiro (São José de Lagoa Tapada), Ouro Velho (Ouro Velho), Prata II (Prata), Santa Luzia (Santa Luzia), Serrote (Monteiro), São José II (São José dos Cordeiros), São José IV (São José do Sabugí), São Mamede (São Mamede),Taperoá II (Taperoá) e Várzea (em Várzea). Esses 20 mananciais estão completamente secos. Têm volumes abaixo de 1% de suas capacidades.  A falta de água prejudica o abastecimento para mais de 270 mil moradores.

Dos 121 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, nenhum está sangrando. No início de setembro do ano passado, eram 20 reservatórios com até 5% do seu volume total. No total, são 58 mananciais que encontram-se em estado de observação, com menos de 20% do seu volume normal. 

A falta de água também obrigou prefeitos de várias cidades do Cariri paraibano a cancelarem festejos do Carnaval este ano. Prefeitos de Boa Vista, Boqueirão, Camalaú, Congo e Taperoá declararam que os recursos que seriam usados nas festas serão destinados à distribuição de água em comunidades que estão sofrendo com a estiagem.

A cidade de Boa Vista já está há dois anos sem realizar a festa de Carnaval por conta da seca. De acordo com o prefeito Edvan Pereira Leite, a verba de R$ 35 mil será usada para amenizar os problemas provocados pela falta de água, para contratar carros-pipas e atender comunidades rurais.

O tradicional ‘Carnaval Molhado’ de Boqueirão poderá não acontecer neste ano. Segundo a prefeitura, a festa só será realizada se o açude Epitácio Pessoa, que está com apenas 35,8% de sua capacidade, apresentar aumento do seu volume.

Em Camalaú, o prefeito Jacinto Bezerra já antecipou que a cidade não terá carnaval. Ele alegou que o baixo nível do açude Camalaú, com 34,3% , não dá condições da prefeitura disponibilizar recursos para os festejos.

Até o momento, apenas as cidades de Cajazeiras e Coremas, no Sertão da Paraíba, confirmaram a realização das festas de Carnaval, mesmo enfrentando problemas de abastecimento por conta da estiagem.

Esta semana, o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Azevedo, anunciou a construção de uma adutora emergencial para socorrer os municípios de Cajazeiras, Sousa e Nazarezinho, todos no Alto Sertão da Paraíba. Será utilizada uma tubulação sobre a superfície, que interligará as bacias dos açudes Engenheiros Ávidos e Lagoa do Arroz. 

Desses três municípios, a situação mais crítica é a de Nazarezinho, onde falta água há mais de dois meses. Sousa e Cajazeiras também têm problemas de abastecimento e a população de bairros periféricos estão se socorrendo de poços, cacimbas e dos carros-pipas.  

Por Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté