Pular para o conteúdo principal

UFPB e UFCG estão entre as cinco melhores universidades do Nordeste

Universidade Federal da Paraíba alcançou o primeiro lugar nos cursos de Direito, Ciências Econômicas, Turismo, Secretariado Executivo e Jornalismo


Os cursos paraibanos com maior Conceito Preliminar de Curso (CPC) são da rede privada: Administração da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), com nota 3,85, e Administração do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), com nota 3,53. A rede pública aparece logo em seguida, com o curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, com nota 3,45. O ranking do CPC e o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012 foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Os números apontam a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a melhor universidade do estado da Paraíba e a quarta melhor do Nordeste.

A UFCG obteve conceito 4 (IGC contínuo 3,50), enquanto que as duas outras universidades públicas do estado, a UFPB e a UEPB, obtiveram 3,37 (conceito 4) e 2,72 (conceito 3), respectivamente. A pontuação máxima é 5.

Os conceitos vão de 0 a 5, mas na Paraíba nenhum dos cursos analisados alcançou a nota máxima. No Estado, foram avaliados 16 cursos: Direito, Administração, Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Design, Turismo, Secretariado Executivo, Relações Internacionais, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Comercial, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) alcançou o primeiro lugar nos cursos de Direito, Ciências Econômicas, Turismo, Secretariado Executivo e Jornalismo. De acordo com os dados do CPC, que avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, a organização didático-pedagógica e o corpo docente, 71,6% dos cursos do Brasil apresentaram desempenho satisfatório, com os conceitos 3, 4 e 5. Foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições nas áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Os cursos representam 38,7% do total de matrículas da educação superior no país.

Por Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté