Pular para o conteúdo principal

Tribunal julga caso Héverton nesta segunda-feira e pode mardar a Portuguesa pro beleléu

Portuguesa corre o risco de ser rebaixada para a Série B por ter escalado jogador irregularmente


Acontece às 17h desta segunda-feira (16) o julgamento que pode mudar o futebol brasileiro em 2014. Indiciada por supostamente ter escalado o meia Héverton irregularmente contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão, a Portuguesa pode perder quatro pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ser rebaixada para a Série B no ano que vem.


Quem lucraria com a punição à Portuguesa é o Fluminense, que caiu em campo para a Segunda Divisão. Por enquanto, o clube carioca acompanha a polêmica à distância.

A pena para o clube paulista por escalação irregular de jogador seria a perda de quatro pontos (três pela infração e mais um pelo empate contra o Grêmio).

Em sua defesa, a Portuguesa já alegou que não foi notificada a tempo para o cumprimento da punição e que o advogado do clube, Osvaldo Sestário, havia errado ao comunicar ao clube a pena imposta ao jogador.

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, que sempre foi bastante incisivo em apontar a irregularidade do clube paulista, refutou as alegações.

— Agora vão aparecer milhões de desculpas.  A Portuguesa tinha advogado no julgamento e deveria saber da pena.

O advogado Osvaldo Sestário negou qualquer tipo de erro de comunicação com a Portuguesa.

Veterano de julgamentos no STJD, o advogado João Zanforlin assumiu a causa e terá a missão de salvar a Portuguesa. Para ele, a absolvição do clube paulista é uma questão de bom senso.

— O jogo não valeu nada. O Grêmio praticamente já estava com o vice-campeonato garantido e a Portuguesa tinha chance praticamente zero de cair. A entrada do Héverton não alterou em nada o desfecho da competição

Supostas contradições

As redes sociais ganharam importância no caso Héverton.  Ganhou notoriedade um vídeo de uma entrevista de Paulo Schmitt ao Sport em 2010 em que o procurador do STJD pregava a moralidade para o Fluminense não perder o título daquele ano por causa de uma suposta irregularidade na escalação do jogador Tartá.

Até uma foto do advogado Osvaldo Sestário ao lado de sua mulher e do atacante Fred, do Fluminense, virou arma da torcida da Portuguesa.

O auditor Washington Rodrigues de Oliveira foi retirado do julgamento por ter declarado seu voto pela punição à Portuguesa no Facebook.

Timão prejudicado

A nova reviravolta do caso pode mandar o Corinthians para a Segundona. Se o Tribunal aceitar o argumento de que a punição só é válida a partir do primeiro dia útil seguinte, o Timão perderá quatro pontos na tabela por ter utilizado Emerson Sheik contra o Santos.

Punido em uma sexta-feira por ter dado uma cotovelada em Ferdinando, da Portuguesa, Emerson cumpriu a pena contra o Criciúma, no dia seguinte. Como sábado não é dia útil, Emerson estaria livre para pegar o Tigre, mas não poderia encarar o Peixe, em jogo que terminou empatado.

Por R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté