Pular para o conteúdo principal
Obama prometeu resposta sobre espionagem ao Brasil, diz Dilma

Obama se comprometeu a enviar uma resposta dos EUA sobre o episódio

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira (6), que o americano Barack Obama se comprometeu a enviar uma resposta dos Estados Unidos sobre a espionagem feita a dados e telefones dela, de ministros e de outros assessores do governo brasileiro até a próxima quarta.


As informações foram reveladas em reportagem da TV Globo no domingo, com base em documentos obtidos por Edward Snowden, delator do esquema de monitoramento de dados telefônicos e de internet dos Estados Unidos.

Em entrevista coletiva em São Petersburgo, na Rússia, onde acontece a cúpula do G20, a mandatária disse que Obama assumiu a responsabilidade "direta e pessoal" pelo monitoramento de seus dados telefônicos e eletrônicos. E que enviará à ONU um projeto para definir um novo marco para invasão de privacidade.

Questionada sobre a visita aos Estados Unidos programada para outubro, Dilma disse que dependerá das condições políticas, em referência indireta às denúncias de espionagem. "Minha viagem a Washington depende das condições políticas a serem criadas pelo presidente Obama."

O encontro pessoal entre Dilma e Obama foi chamado após o governo brasileiro cancelar o envio de uma missão técnica a Washington para preparar a visita oficial aos Estados Unidos. O Brasil havia solicitado explicações formais e por escrito aos Estados Unidos após as denúncias de monitoramento da presidente.

A entrevista aconteceu após um encontro entre os dois presidentes. Ontem, Obama deu explicações a outro mandatário que teria sido espionado pela Agência de Segurança Nacional americana (NSA, em inglês), o mexicano Enrique Peña Nieto.

Ele recebeu de Obama a promessa de uma investigação das denúncias de espionagem da NSA quando ele era candidato à presidência mexicana, no ano passado. Na terça (3), a caminho de São Petersburgo, Peña Nieto disse que exigiria uma avaliação de Washington.

Por Folhaspress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté