Pular para o conteúdo principal
Davi Caju e Roberto Maia
Gays dizem ‘sim’ e realizam primeiro casamento homoafetivo da região do Agreste da Paraíba

Roberto Maia e Davi Caju se emocionaram durante a cerimônia, que durou alguns minutos


Após quase quatro anos de convivência, o sanitarista Roberto Maia e o economista Davi Caju disseram ‘sim’ e realizaram o primeiro casamento civil homoafetivo do Agreste da Paraíba, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia oficiada pelo juiz de Direito Henrique Jácome ocorreu nesta terça-feira (9), no Fórum Almir Carneiro Fonseca, na cidade de Itabaiana. Segundo dados de entidades LGBT, a Paraíba é uma das 12 unidades da Federação (11 Estados e o Distrito Federal) que autorizaram o casamento civil no cartório.

Os noivos se vestiram no estilo esporte fino e se casaram durante uma cerimônia coletiva. O casal chegou ao cartório acompanhado por amigos. Roberto Maia e Davi Caju se emocionaram durante a cerimônia, que durou alguns minutos. A justiça já tinha concedido a eles a união estável.

O casal programou uma cerimônia espírita e ‘festa privê’ para 70 convidados a serem realizadas no próximo domingo (14), em uma badalada casa de recepção de João Pessoa.

Juntos desde 2009, Roberto e Davi se conheceram graças a uma amiga em comum que os apresentaram e três meses depois eles já dividiam o mesmo espaço. “Foi uma paixão avassaladora. Nos conhecemos na praia de Tambaú, namoramos e três meses depois já estávamos morando juntos”, comentou Roberto Maia com um largo sorriso.

A escolha do casal pela pacata cidade de Itabaiana, distante 80 km de João Pessoa (Capital da Paraíba), teve dois motivos especiais: grandes amigos e o baixo número de participantes do casamento coletivo. “Temos grandes amigos em Itabaiana que sempre nos apoiaram. Frequentemente estamos na cidade participando de eventos, descansando. Outro fator importante foi que em Itabaiana apenas cinco casais, dentre eles, eu e meu companheiro, estávamos marcados para se casar. Foi tudo perfeito, inclusive, o juiz que deu uma lição de cidadania”, enfatizou Maia.

Em 2010, o casal conquistou na Justiça a união estável. Porém, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento, Roberto e Davi decidiram realizar o casório devido algumas conquistam que serão adquiridas, como por exemplo, adotar crianças.

“Eu e meu companheiro temos a pretensão de adotar uma criança. Com o casamento civil a gente pode. Agora temos todos os benefícios e regras do casamento, como pensões, herança fiscal, imposto de renda, segurança social, benefícios de saúde, e etc. Foi uma conquista nossa e isso é uma resposta ao preconceito que, infelizmente, ainda é muito latente na Paraíba, que lidera o ranking de crimes homofóbicos no Brasil”, revela Roberto Maia.

Por Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté