Pular para o conteúdo principal
Seleção brasileira ainda não perdeu para o Japão - Nilton Fukuda/EstadãoContra o Japão, Brasil pretende manter e quebrar tabus

Seleção nunca perdeu para o país, mas ainda não venceu em jogos da Copa das Confederações



SÃO PAULO - O jogo de abertura da Copa das Confederações, neste sábado, em Brasília, será o décimo na história entre Brasil e Japão. A seleção brasileira ainda não perdeu para os asiáticos, mas, em compensação, não conseguiu vencer nenhum dos dois jogos que disputou contra a equipe em edições anteriores deste mesmo torneio.

A primeira vez que Brasil e Japão se enfrentaram foi em julho de 1989, em amistoso disputado no estádio de São Januário, no Rio. Então treinada por Sebastião Lazaroni, a seleção brasileira venceu a partida por 1 a 0, gol do atacante Bismarck, que havia entrado no jogo na vaga de Romário.

De lá para cá foram mais oito confrontos, com seis vitórias do Brasil e dois empates. Dentre as vitórias, uma foi pela Copa Umbro, disputada em 1995, e outra pela Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Nesse jogo, o Brasil do técnico Carlos Alberto Parreira venceu o Japão comandado por Zico por 4 a 1, gols de Gilberto, Juninho e Ronaldo, duas vezes.

Curiosamente, as duas únicas oportunidades em que o Japão não perdeu para o Brasil foram em confrontos válidos pela Copa das Confederações. Em 2001, a partida disputada no Kashima Soccer Stadium, no Japão, terminou com placar em branco, enquanto que em 2005, na Alemanha, o jogo acabou 2 a 2. O Japão marcou com Nakamura e Oguro, enquanto que Robinho e Ronaldinho Gaúcho anotaram para o Brasil.



A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi no ano passado. Jogando na Polônia, Paulinho, Kaká e Neymar (duas vezes) marcaram os gols da vitória por 4 a 0, naquele que foi um dos últimos jogos de Mano Menezes como técnico da seleção brasileira.

JOGOS ANTERIORES

Brasil 1 x 0 Japão - Amistoso - 23/07/1989  
Brasil 3 x 0 Japão - Copa Umbro - 06/06/1995
Brasil 5 x 1 Japão - Amistoso - 09/08/1995
Brasil 3 x 0 Japão - Amistoso - 13/08/1997
Brasil 2 x 0 Japão - Amistoso - 31/-3/1999
Brasil 0 x 0 Japão - Copa das Confederações - 04/06/2001
Brasil 2 x 2 Japão -  Copa das Confederações - 22/06/2005
Brasil 4 x 1 - Japão - Copa do Mundo - 22/06/2006
Brasil 4 x 0 Japão - Amistoso - 16/10/2012 

Por Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté