Pular para o conteúdo principal
Cássio quer Rômulo na vice de RC

IMPASSE: PB Agora revela por que Cássio quer a permanência de Rômulo como vice de RC

Aparecendo muito bem em todas as pesquisas na corrida pelo Senado, o vice-governador Rômulo Gouveia já deixou claro nos últimos meses que o seu projeto é alçar o ‘tapete azul’ a partir das eleições de 2014. Se eleito, representará o nosso estado na câmara alta do país até 31 de janeiro de 2023.

O saudoso senador Darcy Ribeiro dizia que: "O Senado é melhor do que o céu porque não é preciso morrer para chegar lá". O Senado, ou ´Céunado´ como costumam dizer, é um sonho irrecusável para quase todos os líderes políticos.

Com Rômulo Gouveia não deverá ser diferente nas próximas eleições na Paraíba.

Em recente levantamento feito pela Revista 'A Tribuna', ouvindo os 223 prefeitos paraibanos, o vice-governador já aparece na liderança absoluta das opiniões como o melhor nome para disputar o Senado com 37,2%. Contra 17,8% do ex-senador Wilson Santiago, 14,2% do ministro Aguinaldo Ribeiro, 8,7% do senador Cícero Lucena e apenas 1,1% do ex-governador José Maranhão. Ou seja, Rômulo detém entre os gestores um capital político e tanto.

O problema é que o senador Cássio Cunha Lima, seu principal líder político desde que ingressou na vida pública, tem sempre reafirmado a importância do ‘gordinho’ na chapa majoritária do PSB, mas defendendo-o apenas como candidato a vice-governador novamente em 2014.


PB Agora revela por quê:

Se Rômulo Gouveia for candidato ao Senado, Cícero Lucena e Ruy Carneiro, dois aliados de Cássio, mas adversários de Ricardo, serão excluídos da chapa majoritária.

O motivo é que nem Cícero, nem Ruy, devem ser aceitos pelo PSB para ocuparem a vice de Ricardo Coutinho, por terem sido ferrenhos adversários locais do 'mago', em João Pessoa.

Indo Rômulo para a senatória, o vice provavelmente será Ronaldo Cunha Lima Filho. Durante a convenção do PSDB o próprio vice-prefeito de Campina Grande e vice-presidente do PSDB, já fez uma
brincadeira em tom de 'profecia' sobre o seu futuro: "Nasci para ser vice, mesmo não sendo vascaíno".

O governador Ricardo Coutinho já teria confidenciado aos assessores mais próximos que o irmão mais velho de Cássio é o "vice dos sonhos" do Palácio da Redenção.

Todavia, este cenário com Ricardo governador, Rômulo senador e Ronaldo Filho vice, deixaria Cássio inelegível para disputar o governo em 2018. Caso seja reeleito, Ricardo Coutinho deverá renunciar o mandato em abril de 2018 para disputar o Senado, deixando Ronaldinho com a caneta.

Uma contradição da lei eleitoral brasileira determina que o chefe do executivo pode ser candidato à reeleição, porém, caso esteja no exercício do mandato, não pode apoiar nenhum parente de 1º grau para o mesmo cargo, mesmo que não tenha sido reeleito. Sob pena de inelegibilidade da candidatura do parente. 

No caso concreto: na hipótese de vitória em 2014, Ronaldo Filho poderia ser candidato à reeleição em 2018, mas Cássio estaria proibido.

Entenda:

“Na jurisdição do titular, a elegibilidade de parente de prefeito ou governador para o mesmo cargo depende de renúncia daquele, nos seis meses que antecedem o pleito, e que o mandato atual não seja fruto de reeleição”. 

“A emenda da reeleição em nada alterou a inelegibilidade decorrente de parentesco. Portanto, o parente de 1º grau do governador ou prefeito, ao postular cargo eletivo, sujeita-se à inelegibilidade prevista no art. 14, § 7°, da Constituição Federal".

(Ambas as citações estão capituladas no artigo 14 da Constituição)

Trocando em miúdos, se Cássio quiser ser governador em 2018, não poderá indicar parentes na vice de Ricardo Coutinho em 2014. E se Rômulo for candidato ao Senado, Cássio terá muitas dificuldades para achar outro vice como Ronaldinho no ninho tucano e oferecer ao governador.

A solução perfeita para Cássio, portanto, é manter Rômulo na vice e o PSDB ficar com a vaga de senador para Cícero ou Ruy. Um parto difícil.

Será que o 'gordinho' concorda?



Por PB Agora
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho_hoTJ4ko6_TOj1AwsJdsxy3Wx26Ru0nq3ZTUx8oQf_CM1l0kpxU3kQDuVysRU_w3bzR-TrUlvUt1CWNFXjYJfnVEYvnv7gb-EGhOfNw8Rk2ZrhB878w0doFShamEd28hgCB-d1GjHE58/s1600/Sao+jorge+Art.Final.JPG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté