Pular para o conteúdo principal
Ministério da Integração libera recursos para recuperar açudes

Ministério da Integração libera recursos para recuperar açudes Após diversos apelos ao Ministério da Integração Nacional, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) conseguiu a liberação de recursos para a recuperação dos açudes da Paraíba que farão parte do Projeto de integração da bacia do Rio São Francisco na Paraíba.

Em reunião com o ministro Fernando Bezerra, foram confirmados ao parlamentar os recursos necessários para as obras de recuperação dos açudes paraibanos que farão parte da integração relativa à “transposição” do Rio São...
Francisco, obra que o Governo Federal deve priorizar nos próximos anos, contribuindo para o fim do problema da seca na Paraíba e em vários outros estados nordestino.

Os açudes receberão obras para recomposição dos seus sistemas de drenagem, erosões, proteção dos taludes etc, fazendo com que eles possam fazer parte da integração do Rio São Francisco na Paraíba em perfeitas condições de armazenamento de água.

Os recursos destinados a estas obras são da ordem de 200 (duzentos) milhões de reais, beneficiando os seguintes açudes:

- Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão)

- Açude Poções

- Açude Acauã

- Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Cajazeiras)

- Açude São Gonçalo

- Açude Lagoa do Arroz

- Açude Curemas

- Açude Mãe D’água.

O Ministro informou ao Senador que o processo de contratação das empresas para execução dos serviços já se encontra em curso pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), o qual já está processando o processo licitatório referente à contratação.

O Senador agradeceu a rapidez do Ministro Fernando Bezerra em atender o seu pleito e garantiu ao Ministro que, como Presidente da Comissão do Senado para acompanhamento das obras do Rio São Francisco, se empenhará ao máximo para que as obras possam ser concluídas no menor espaço de tempo possível, trazendo benefícios à toda população sofrida do sertão nordestino e, em especial, do sertão paraibano.

Recentemente Vital conclamou a participação dos paraibanos na audiência pública da Agência Nacional de Águas (ANA) que irá receber contribuições e subsídios para regulamentação do Plano de Ações de Emergência (PAE), conforme previsto na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Defensor do plano o senador destaca que a inciativa visa assegurar a necessidade de constante manutenção das barragens, exatamente para se evitar os riscos de desastres.

Vital citou os vários rompimentos de barragens ocorridos no Brasil, destacando os casos de Camará, no município de Alagoa Grande (PB), em 2004 e o da barragem de rejeitos da Indústria Cataguazes de Papel, em Minas Gerais, em abril de 2003.
 
Por PB Agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté