O DIA DOS VERDADEIROS GUERREIROS: Dia 3 de Dezembro o dia Internacional do portador de deficiência física
 
 
Na  década de 80 no ano de 1982 a Assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU), elaborou um projeto que tem por finalidade atender as necessidades de pessoas portadoras de alguma deficiência física, o programa de ação mundial para as pessoas com deficiência.
 
Passaram-se dez anos e em 1992, mais precisamente no dia 14 de outubro a assembléia instituiu o dia 3 de dezembro como sendo o dia Internacional do deficiente físico, a meta é fazer com que programas governamentais possam melhorar a vida dessas pessoas que tanto sofrem com a discriminação, e a falta de acessibilidade.
 
Segundo censo divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), aponta que no Brasil existe cerca de 45,6 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, o que corresponde a 20,9% da população brasileira, Sendo que desse total 84,5% residem na zona urbana ante 15% que moram em áreas rurais.
 
A deficiência visual foi a mais apontada, atinge 18,8% da população. Em seguida vêm as deficiências motora (7%), auditiva (5,1%) e mental ou intelectual (1,4%).
De acordo com o Censo, o percentual de deficientes do estado da Paraíba foi de 27,8% empatando assim com o Rio Grande do Norte, onde ambos tiveram o maior percentual do Nordeste.
 
Não sabemos precisar quantos portadores de necessidades especiais existe em Queimadas, mas sabemos que existem muitos, o próximo governante do nosso município deve observar atentamente para essa classe, e criar projetos que venham propocionar a essas pessoas uma melhor qualidade de vida.
 
Atualmente cadeirantes são impossibilitados de se locomover utilizando transporte público, tendo em vista que a empresa que faz o transporte dos passageiros do nosso município ainda não possui ônibus adptado. 

É preciso uma ação imediata dos nossos representantes, e também o respeito de todos os cidadãos de nossa terra para com os deficientes físicos, temos que estar ciente disto: que é através do "respeito" que podemos transformar a nossa sociedade em uma sociedade mais harmónica.
 
A todos os deficientes o meu parabéns pelas suas incansáveis lutas em defesa dos seus legítimos direitos.
 
Por Lucas Ferreira Pereira, Queimadas no Foco

About Queimadas No Foco

Queimadas No Foco
Recommended Posts × +

0 comentários:

Postar um comentário