Pular para o conteúdo principal

Estudo liga doença psíquica a maior risco de sofrer violência doméstica

Cientistas revisaram 41 estudos com homens e mulheres em todo o mundo.
Maus-tratos podem ser causa e consequência de distúrbios, destaca autora.

Mulher relata agressões por companheiro usuário de drogas em São Luís (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Mulheres são as maiores vítimas de violência
doméstica repetida (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Pessoas com transtornos mentais podem estar mais propensas a sofrer violência doméstica que a população em geral, revela um estudo feito por cientistas do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres, em parceira com a Universidade de Bristol, no Reino Unido.
Segundo os autores, cuja pesquisa foi publicada esta quarta-feira (26) na revista "PLoS One", esse é o primeiro trabalho a examinar a relação da violência com vários problemas psíquicos em homens e mulheres, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bipolaridade, esquizofrenia e distúrbios alimentares. Até então, cientistas só haviam se centrado na depressão.
Para chegar às atuais conclusões, os pesquisadores analisaram dados de 41 estudos anteriores em todo o mundo. Em comparação com as mulheres sadias, aquelas que sofriam de depressão tinham até 2,5 vezes mais chances de sofrer violência doméstica na vida adulta – uma prevalência de 45,8%. As voluntárias com ansiedade apresentavam 3,5 vezes mais probabilidade de sofrer maus-tratos (prevalência de 27,6%) e as com transtorno pós-traumático, até 7 vezes mais (61%).
O sexo feminino teve mais vítimas repetidas de violência grave que o masculino, de acordo com a pesquisa. A professora Louise Howard, principal autora do estudo, diz que os resultados sugerem um caminho de mão dupla, ou seja, a violência doméstica pode levar as pessoas a desenvolver problemas mentais, e indivíduos com distúrbios também já são mais suscetíveis a vivenciar episódios violentos em casa.
O trabalho foi financiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Saúde (NIHR, na sigla em inglês) do Reino Unido e faz parte de um programa de estudos com duração de cinco anos.
Em todo o mundo, a prevalência da violência física ou sexual em mulheres varia de 15% a 71%. No Reino Unido, a Pesquisa Britânica sobre o Crime de 2010/11 apontou que 27% das mulheres e 17% dos homens do país sofriam abuso por parte dos parceiros ao longo da vida – e elas viam essa situação se repetir com mais frequência.
A partir de março de 2013, o Ministério do Interior britânico vai alterar a definição de violência doméstica para incluir adolescentes entre 16 e 17 anos. O conceito também abrangerá "qualquer incidente ou padrão de incidentes de comportamento controlador, coercivo ou ameaçador, violência ou abuso entre aqueles com idade de 16 anos ou mais que forem ou tiverem sido parceiros ou parentes, independentemente do sexo ou da sexualidade. Isso pode incluir, mas não está limitado a, abuso psicológico, físico, sexual, financeiro ou emocional". 
 
Por G1 São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté