Pular para o conteúdo principal

Metalúrgico de Queimadas participa de matéria do Jornal Nacional nessa Terça

 
Estiagem prolongada produz lucros para alguns no Nordeste brasileiro

Por iniciativa própria, ou só por acaso, algumas pessoas conseguem tirar algum proveito da situação.


 
Metalurgico de Queimadas PB
A estiagem que produz sofrimento e privação para milhões de brasileiros na Região Nordeste também tem outro lado. Por iniciativa própria, ou só por acaso, algumas pessoas conseguem tirar algum proveito da situação.
Sobrou pouco do leito do Ipanema, um importante rio dos estados de Pernambuco e Alagoas. Quem sobrevivia da pesca, ficou no prejuízo. Drama de um lado, faturamento do outro. O agricultor Genivaldo Joaqui Rodrigues planta e colhe o ano todo. A roça é irrigada com água acumulada no subsolo. Um privilégio de poucos no agreste Pernambucano.
“Dá um bom retorno. Porque dá para a gente sobreviver e permanecer na terra. Tem bom lucro,” conta o agricultor.
Ter água no subsolo do sítio é um bem tão valoroso que os preços dos terrenos dispararam. Os donos de uma área receberam uma proposta de R$ 2,5 milhões. Mas preferiram continuar faturando com a venda da água. São três poços, duas caixas enormes sempre cheias e, todos os dias, uma fila de caminhões-pipa sendo abastecidos.
A venda da água potável para a grande quantidade de prefeituras da região rende um faturamento liquido de R$ 7 mil por mês.
"Sai, em média, de 30 a 40 caminhões d'água por dia”, diz o metalúrgico Manoel Pereira Donato.
Baldes, tambores, tanques para caminhões-pipa. Nunca se vendeu tanto. Este ano, o metalúrgico de Queimadas, na Paraíba, dobrou a produção, o número de empregados e o lucro. "Se continuar do jeito que vai, a tendência é só aumentar."
Com tanta gente precisando de água, o comerciante Josinaldo de Brito não pensou duas vezes: investiu em uma frota de sete caminhões-pipa.
“Depois que a gente tira as despesas todinhas, a gente fica com um lucro aí de 60%, 70%. No momento, vale a pena", conclui o comerciante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EM CAMPINA GRANDE! Pastor Evangélico é preso após estuprar a própria filha de apenas dois aninhos

O "pastor" Jonathan Amorim Cincinato da Silva, 24 anos, foi preso neste domingo (02/03), mediante Mandado Judicial acusado de estuprar a própria filha de dois anos de idade.

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté